27 de mar. de 2011

Novidades no metrô paulistano







Linha amarela ganha nova estação nesta segunda, 28 (Foto: Fábio De Nittis - arquivo)


O metrô de São Paulo está com algumas novidades neste final de março. Agora, os usuários do sistema podem consultar a situação das linhas 1 (azul), 2 (verde), 3 (vermelha) e 5 (lilás) em tempo real, por meio do serviço "Direto do Metrô", no site do Metrô (http://www.metrosp.gov.br/). O serviço utiliza cores para descrever qual a situação das linhas. Verde indica operação normal, amarelo aponta alguma restrição e vermelho indica alguma paralização ou problema de grande interferência. E quem tiver celular com acesso à internet também pode obter as informações, pelo endereço http://www.metrosp.mobi/. Não sei como que anda o funcionamento deste dispositivo, já que passo 17 horas por dia fora de casa (portanto, não tenho como acompanhar) e até que ponto facilita a vida dos passageiros, já que às vezes as linhas estão funcionando dentro da normalidade, mas a quantidade de passageiros é tão grande que se espera 15 ou 20 minutos até embarcar em um trem. De qualquer forma, é um interessante mecanismo de auxílio aos passageiros.

Outra novidade é o prolongamento da linha 4 - amarela. Nesta segunda, 28 de março, inaugura-se a estação Butantã. Localizada no cruzamento da Av. Vital Brasil com a Rua Pirajussara, a estação funcionará de segunda a sexta (inclusive feriados, das 8h às 15h), como o resto da linha. Agora o metrô de São Paulo passa a ter 61 estações e a extensão da rede passa de 69km para 70,6km. Só para relembrar: a linha 4 - amarela foi inaugurada em 25 de maio de 2010 (falei sobre ela pouco tempo depois, no começo de junho, que você pode ler clicando aqui) com apenas duas estações: Paulista e Faria Lima. No início, a linha operava das 9h às 15h. Este horário foi aumentado em uma hora no dia 24 de janeiro, quando as estações passaram a abrir às 8h. Ainda este ano, devem ser inauguradas as estações Pinheiros (fazendo integração com a linha 9 - esmeralda, de trem) e as estações Luz e República, integração com as linhas 1 - azul e 3 - vermelha, respectivamente. Há ainda mais duas novidades, que conto rapidamente para que elas não passem em branco, já que não encontrei maiores informações: a ampliação do horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente, na linha 2 - verde - desde o último dia 19 funcionam das 4h40 às 21h - e a entrega do primeiro trem reformado da linha 3 - vermelha, como parte do processo de modernização da frota.

4 comentários:

rafael fernandes disse...

Infelizmente ainda é pouco para uma cidade tão grande, porém está no caminho, já Guarulhos (melhor nem comentar)...

Fábio De Nittis disse...

Oi Rafael!

Pois é, é pouquíssimo, mas aos poucos as coisas vão andando. Creio que logo será a vez de Guarulhos. Situações de caos exigem mudanças. Só resta saber quando elas virão!

Abraço e obrigado pela visita!

Anônimo disse...

É indispensável e urgente expandir a linha 4-amarela, a partir da estação da Luz até o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, passando pelo Pari e Vila Maria (em São Paulo) e Internacional Shopping, Centro e aeroporto internacional de Cumbica (em Guarulhos).

Fábio De Nittis disse...

Olá!
Acho fundamental metrô na região de Guarulhos. Havia dois projetos de trem, acho que eram as linhas 13e 14. Se não estou enganado, uma era trem normal mesmo, que sairia no Brás, e outra era a ligação de trem entre o aeroporto e São Paulo. Mas não sei se ainda são os mesmos projetos e como que andam.

Mas não sei se seria uma boa ideia expandir a linha 4. Porque infelizmente construiram estações muito estreiras na linha 4, que não absorvem a demanda. Para exemplificar o que eu digo, dia desses peguei a linha amarela entre os metrôs Pinheiros e Paulista. Ao chegar no Metrô Paulista, as pessoas começaram a descer. Mas, devido à grande quantidade de pessoas e à plataforma estreira, a plataforma encheu antes das pessoas terminarem de descer. O resultado? O trem fechou às portas e seguiu com muita gente que ia descer rumo ao Metrô Faria Lima novamente.

Obrigado pela visita e pelo comentário!

Fábio