16 de out. de 2010

Começa logo mais o horário de verão

Por volta de 20h15, em anoitecer de verão no litoral paulista - Foto: Fábio De Nittis


Atenção! Logo mais, à meia-noite, começa o horário brasileiro de verão. Os moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste deverão adiantar os relógios em uma hora, para 1h, portanto.

Adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, o horário de verão é colocado em vigor todos os anos desde 1985, variando apenas a duração da medida e os Estados afetados. Desde 2008, ficou estabelecido que o horário de verão irá sempre do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro. A exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro cai no feriado do Carnaval. Nesse caso, o término do horário de verão passa a ser no domingo seguinte.

Desta vez, a medida deve durar 126 dias - os relógios voltam ao normal à 0h do dia 20 de fevereiro de 2011 - e deve gerar ao país economia de energia elétrica de 5%.

Em São Paulo, a CPTM - empresa responsável pelas linhas de trem da Região Metropolitana - e o Metrô operam em esquema especial. Em vez de fechar à 1h, as estações de trem e metrô fecharão às 2h de domingo, já em horário de verão (1h no horário antigo) e reabrem às 4h (CPTM) e 4h40 (Metrô), também seguindo o novo horário. Há também alterações no horário de funcionamento de vários parques paulistanos, que estendem o horário de funcionamento (para maiores informações, clique aqui).

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Fábio!!!

Eu estou sumida, você sabe, mesmo do blogg.de! Desde que recebi um visitante aqui, ainda não consegui me ajustar... OK, vários fatos ocorreram, incluindo minha viagem à casa de Sheilinha... enfim, estou meio enrolada, daí o meu sumiço!!!

Pois bem... o horário de verão começa no domingo, eu sei... sempre anoto na minha agenda, pra saber quantas horas de diferença me afasta do Brasil! Neste dia 17 nossos horário vão ficar com uma diferença de 4 horas, e a partir do dia 31, quando termina o horário de verão aqui, apenas 3 horas!


Um grande abraço,



Verinha (aqui esfriou bastante, e já é possível que tenhamos alguma neve em não muito tempo... nas montanhas já neva, acho!!!)

Sheila disse...

Oiiiii Fabio!

Finalmente um tempinho para escrever aqui. Ando numa grande correria, pois peguei uma encomenda de biscuit( faço biscuit aqui, mas é dificil conseguir compradores...)grande, 80 pecinhas para um casamento.

Estou feliz que o fuso entre nós e o Brasil vai diminuir, muito melhor para falar com minha familia. E como mês que vem viajo para ai, fica mais fácil adaptar-se ao horário.

Beijossssssssss!!

Fábio De Nittis disse...

Verinha e Sheila, boa noite para vocês

Que bom vê-las por aqui!! Pelo visto, estamos os três muito ocupados. Espero que em breve possamos retomar nossos bate-papos no blog da Verinha.

Por aqui 4:10 da tarde, já em horário de verão, e agora a quatro horas daí da Europa.

Sheila, fique atenta quanto ao horário dos voos, que ficam mudando por causa das alterações no relógio aqui e aí.

Verinha, que beleza, um mês de outono e já a neve por aí. Ontem aqui fez muito calor, de 30 graus. Mas esta semana - ao menos o começo dela - será mais fresca por aqui, pode até fazer um certo frio. Vamos ver.

Beijos, ótima semana para vocês e obrigado pela visita!