18 de dez. de 2010

Então é Natal


Avenida Paulista toda em clima natalino - Foto: Fábio De Nittis

É verdade que copiamos a cultura natalina da Europa e dos Estados Unidos, afundados na neve em dezembro, e que Natal acabou virando data comercial. Mas não consigo imaginar Natal de forma diferente da que ele é atualmente, com a ceia da maneira que ela é feita, com a correria para comprar os presentes e, principalmente, com os enfeites, dentro e fora de casa.

E São Paulo está linda neste Natal (e a cada Natal melhora). Toda a cidade está enfeitada. Sem dúvida, o ponto que mais está decorado e onde as decorações mais impressionam pela beleza e grandiosidade é a Avenida Paulista. Se durante o dia, com toda a correria do dia-a-dia dos paulistanos, a decoração já chama a atenção. Mas é a partir das 8 da noite, quando anoitece, que o espetáculo das decorações se faz ainda mais presente. A correria dá lugar ao clima de paz de espírito e felicidade (há quem veja tristeza no Natal, eu não vejo, mas isso já é outro assunto) e milhares de famílias passeiam tranquilamente pelas calçadas da avenida, registrando tudo em máquinas fotográficas.

Este ano, além da decoração nos pontos da Paulista que já são conhecidos por fazer decorações grandiosas e surpreendentes, foi criada a Praça de Natal. Localizada entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo, a Praça de Natal foi montada na estrutura que servirá de palco para o Réveillon da Paulista. Com enfeites de proporções gigantescas, o palco de 800 metros quadrados recebe por dia ao redor de 15 mil visitantes. Para quem quiser ir, a Praça de Natal estará aberta todos os dias até 25 de dezembro, das 10h às 22h e é grátis.

Em outros pontos da cidade, mais decorações. A Ponte Estaiada, na Marginal Pinheiros, ganhou luzes, que formam um gigante pinheiro de Natal, de 138m de altura. Na Represa de Guarapiranga, na zona sul, uma árvore de Natal de 56 metros de altura foi montada. Há também a já conhecida árvore de Natal no Parque do Ibirapuera, com 68 metros de altura (recentemente danificada pelos fortes ventos de uma tempestade, mas que depois teve os trabalhos de reparo iniciados). Também no Ibirapuera, é possível observar o show natalino das fontes do lago do parque. Já nas Avenidas Pacaembu e Sumaré e em outros pontos da cidade, luzes de Natal envolvem tronco e galhos das árvores.

Portanto, aproveitem, paulistanos e turistas que estiverem por aqui, porque quem for desfrutar das decorações de Natal em São Paulo tem muito o que apreciar.

Nenhum comentário: